O Parque Estadual Morro do Diabo está situado na região do Pontal do Paranapanema, sudoeste do estado de São Paulo, no município de Teodoro Sampaio, a 11 km do centro da cidade. Localiza-se a 687 km da cidade de São Paulo e 120 km de Presidente Prudente.
Além do contato direto com a natureza, o parque oferece oportunidades para educação ambiental, pesquisa científica e visitação pública de maneira responsável e sustentável.
Parque Estadual Morro do Diabo, em Teodoro Sampaio, na região do Pontal do Paranapanema, Sudoeste do Estado de São Paulo. Criado em 1941 como reserva, ele passou a ser parque em 1986. Tem 34 mil hectares e preserva uma das últimas áreas de floresta de planalto do País, com ecossistemas ainda originais da região. Resultado: oferece oportunidades para educação ambiental, pesquisa científica e visitação pública de maneira sustentável.
Vale dizer que o bom estado de conservação da área de Mata Atlântica de interior do parque permite a ocorrência de importantes espécies de fauna, onde são catalogadas mais de 250 espécies de aves. Inclusive alguns animais ameaçadas de extinção. É o caso da anta, do queixada, do bugio, mico leão da cara preta, do puma e da onça-pintada.
E não é só isso. O Morro do Diabo tem ainda uma das espécies de primata mais ameaçada do mundo: o mico-leão-preto, que encontra no parque refúgio para exibir a sua maior população livre. Estima-se que haja cerca de 1.200 indivíduos dessa espécie por lá.
Além da fauna rica, o Parque Estadual Morro do Diabo abriga a maior reserva de Peroba Rosa, espécie importante para trabalhos de reflorestamento e recuperação de áreas degradadas.
Soma-se a isso, há as trilhas, garantia de saúde e diversão aos visitantes, em meio a uma vasta natureza. https://www.facebook.com/pages/Parque-Estadual-do-Morro-do-Diabo/172231899510017
Maiores informações: http://pemorrododiabo.blogspot.com.br/p/trilha-do-morro-do-diabo.html